Você está em: Início / Notícias / Prova de Vida INSS 2023: Regras e Como Fazer Online

Prova de Vida INSS 2023: Regras e Como Fazer Online

03/01/2023 Compartilhar Twitter

Atenção, aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), foram anunciadas mudanças que devem passar a valer para a prova de vida INSS 2023. Até 31 de dezembro 2022 o procedimento foi opcional, isso significa que apenas aqueles que desejam precisam realizar a comprovação neste período. Quem não fizer não terá o seu salário suspenso ou cancelado.

Existem mais de 36 milhões de pessoas com direito ao pagamento vindo da Previdência Social.

Algumas têm acesso a um benefício vitalício, isto é, pago sem interrupções, e por isso precisam passar pela prova de vida INSS 2023. Somente por meio deste procedimento é que fica garantido que o cidadão continua ativo e deve receber o salário.

Dependentes de segurados falecidos não podem continuar recebendo o salário do trabalhador, neste caso será preciso solicitar a pensão por morte que é direito do herdeiro dependente. Caso este tipo de atitude seja descoberta, o cidadão pode ser indicado por crime e precisará arcar com punições judiciais.

O ideal é realizar a prova de vida INSS 2023 para não correr o risco de ter seu benefício cancelado, já que esta é uma infração para quem não cumpre com a regra.

Vale dizer, no entanto, que a recomendação da Previdência Social é de que a comprovação de vida seja feita online, sem necessidade de comparecer ao banco. 

 

Quem precisa fazer a prova de vida INSS 2023?

A fim de evitar que hajam fraudes e garantir que o pagamento do benefício continue sendo feito, existe um grupo específico que precisa realizar a prova de vida INSS 2023. O procedimento faz parte das regras que garantem o acesso mensal ao salário da Previdência.

Devem realizar o procedimento aqueles que são:

Aposentados;
Pensionistas quando o salário for pago em período acima de 1 ano;
Para quem recebe benefícios do INSS por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético.

 

Calendário da prova de vida do INSS
A prova de vida do INSS que venceu em 2021 precisou ser realiza até abril de 2022. Mas desde fevereiro de 2022, aqueles que deveriam fazer o procedimento não precisaram realizar a comprovação, ficando como facultativa. Por isso, não existe mais um calendário da prova de vida INSS 2023 que precisa ser seguido.

Embora o procedimento tenha sido facultativo até 2022, a partir de 2023 ele será responsabilidade da Previdência Social e não mais do cidadão.

Isso significa que caberá ao INSS comprovar que o cidadão continua vivo e recebendo seu benefício.

 

Regras da prova de vida INSS 2023
De acordo com informações concedidas pela Previdência Social, a partir de janeiro de 2023 serão alteradas as regras da prova de vida INSS 2023.

Como passa a ser responsabilidade do próprio Instituto descobrir se o cidadão continua vivo e ativo, será feito o cruzamento de dados com outras plataformas do governo.

A ideia é conferir em sistemas públicos se o cidadão realizou algum tipo de cadastro, ou se compareceu em locais em que somente ele poderia estar presente. Esta será uma maneira de comprovar a vida, e dispensar a realização da prova de vida INSS 2023 online ou presencial. 

A prova de vida INSS será preferencialmente online, e fica a critério do cidadão realiza-la. No entanto, caso não seja encontrado pela Previdência Social, o segurado deve cumprir obrigatoriamente o processo de comprovação usando o site ou aplicativo Meu INSS.

 

 

Fonte FDR: https://fdr.com.br/artigos/prova-de-vida-inss-2023/

 

 

 

 

 

 

Veja também